Your Custom Text Here
Analytical Thinking
A jornada analítica não se resume a uma sequência de tarefas ou passos executados que levam a um ponto final de maturidade. Acima de tudo, não é sobre ter uma linha de chegada, mas sim um processo constante de conscientização, transformação e evolução analítica.
(English version below)
A jornada analítica não se resume a uma sequência de tarefas ou passos executados que levam a um ponto final de maturidade. Acima de tudo, não é sobre ter uma linha de chegada, mas sim um processo constante de conscientização, transformação e evolução analítica. Foi com essa perspectiva que a publicação Organizações Analíticas em Movimento: pelos olhos de quem lidera foi criada - um guia com insights práticos, reflexões estratégicas e experiências de quem está conduzindo essa transformação.
Boa leitura!
The analytical journey is not merely a sequence of tasks or steps executed to reach a final state of maturity. Above all, it isn’t about having a finish line, but rather a continuous process of awareness, transformation, and analytical evolution. With that perspective, the publication Analytical Organizations in Motion: Through the Eyes of Those Who Lead was created—a guide with practical insights, strategic reflections, and experiences from the people driving this transformation.
O futuro das organizações analíticas: o que esperar nos próximos anos #06
No 6º e último episódio de Decodificando a Jornada Analítica, Anna Cristina, Head do Laboratório de Organizações Analíticas, recebe, em conjunto com Eduardo Santos, André Spínola, Gerente Nacional de Estratégia e Transformação no Sebrae e Felipe Nodari, Coordenador de Inteligência de dados no Sebrae também.
No 6º e último episódio de Decodificando a Jornada Analítica, Anna Cristina, Head do Laboratório de Organizações Analíticas, recebe, em conjunto com Eduardo Santos, André Spínola, Gerente Nacional de Estratégia e Transformação no Sebrae e Felipe Nodari, Coordenador de Inteligência de dados no Sebrae também. Os convidados compartilham suas visões sobre o que se esperar das organizações analíticas diante de um futuro cada vez mais próximo e imprevisível. Ao mesmo tempo, como fazer a gestão do uso de IA e de novas tecnologias? Aperte o play e decodifique hoje o futuro das organizações analíticas.
Highlights:
Dados como capacidade estratégica e contínua: a jornada analítica deixa de ser conduzida por projetos isolados e passa a consolidar os dados como uma competência organizacional perene, integrada aos processos e decisões de negócio em todas as áreas da empresa.
IA para expandir, não substituir: a automação de micro decisões por meio de agentes de IA libera a capacidade humana para decisões mais complexas. O futuro das organizações analíticas passa por encontrar o equilíbrio entre eficiência operacional e inteligência estratégica.
Cultura analítica como resultado sistêmico: a maturidade analítica se expressa quando a cultura de dados está enraizada a ponto de não depender mais de incentivos externos. Ela se manifesta no comportamento dos líderes, nos sistemas de reconhecimento e nas decisões orientadas naturalmente por dados.
Ouça agora o episódio completo do nosso podcast no Spotify!
Novas Tecnologias Demandam Novas Habilidades #05
No 5º episódio de Decodificando a Jornada Analítica, Anna Cristina (Head de Laboratórios do Cappra Institute) recebe Rafael Rovani (Head de Dados) e Rodrigo Vasconcelos (Diretor de Negócios Digitais) do Banco do Brasil.
No 5º episódio de Decodificando a Jornada Analítica, Anna Cristina (Head de Laboratórios do Cappra Institute) recebe Rafael Rovani (Head de Dados) e Rodrigo Vasconcelos (Diretor de Negócios Digitais) do Banco do Brasil. Os convidados contam os desafios de formar líderes-cientistas de negócios, cultivar a experimentação em larga escala, convertendo dados e IA em vantagem competitiva. Aperte o play e decodifique hoje o futuro das organizações analíticas.
Highlights:
Acelere a Transformação com Dados Estratégicos: O Banco do Brasil definiu dados como ativo central para a hiper-personalização, buscando "um banco para cada cliente" e atendendo à complexidade crescente dos desejos de mercado.
Formando Líderes Cientistas de Negócios: Capacitar líderes para além das ferramentas atuais, buscando desenvolver mais habilidades como pensamento ágil e analítico, é extremamente importante com as mudanças comportamentais nas organizações que as pesquisas vêm apontando.
Cultura de Experimentação: Uma organização analítica deve impulsionar a adoção da cultura analítica através da prática da experimentação, criando possibilidades reias de mudanças ao perceberem resultados de valor tangível.
Ouça agora o episódio completo do nosso podcast no Spotify!
Novos espaços que criam novas rotinas #04
Neste episódio, Anna Braga, Head de Labs no Cappra Institute, recebe Rafael Andreatta, diretor de Business Intelligence na Unilever, para uma conversa sobre como criar espaços e rotinas que colocam os dados no centro das decisões, propagando a cultura analítica na organização.
Neste episódio, Anna Braga, Head de Labs no Cappra Institute, recebe Rafael Andreatta, diretor de Business Intelligence na Unilever, para uma conversa sobre como criar espaços e rotinas que colocam os dados no centro das decisões, propagando a cultura analítica na organização. Andreatta compartilhou os bastidores da construção da Data Station, a sala de dados da Unilever Brasil — um projeto que começou antes da pandemia e se consolidou como um espaço estratégico para análises e decisões baseadas em informação.
Ouça agora o episódio completo do nosso podcast no Spotify!
Da escassez à abundância: Até que ponto ter mais dados é realmente melhor?
Esta publicação é um convite para que você, liderança analítica, avalie o quanto o uso de dados está realmente integrado aos processos da sua organização.
Esta publicação é um convite para que você, liderança analítica, avalie o quanto o uso de dados está realmente integrado aos processos da sua organização. Por meio do framework Data-Driven Opportunity Map, você será capaz de identificar em qual quadrante a sua empresa se encontra e o que é necessário para evoluir para o próximo passo.
Modelando Decisões de Negócio #03
No episódio 3 do podcast Decodificando a Jornada Analítica, o Cappra Institute convida Fábia Pires Barbosa, Diretora de Estratégia e Inovação, e Geraldo Pereira Júnio, Diretor de TI, ambos da Ypê, para um diálogo sobre o papel dos dados na construção de organizações analíticas.
No episódio 3 do podcast Decodificando a Jornada Analítica, o Cappra Institute convida Fábia Pires Barbosa, Diretora de Estratégia e Inovação, e Geraldo Pereira Júnio, Diretor de TI, ambos da Ypê, para um diálogo sobre o papel dos dados na construção de organizações analíticas.
Com mediação de Anna Braga, Head do Laboratório de Organizações Analíticas, e participação de Edu Santos, Head de Laboratórios do Instituto, o episódio revela como decisões automatizadas e rotineiras podem ser repensadas com base em evidências concretas, promovendo inovação sustentável e performance de longo prazo.
Alguns pontos chave da conversa:
Hackeamento da tomada de decisão como motor estratégico:
Ao reunir líderes para questionar por que e como decisões são tomadas, a Ypê provocou uma disrupção no modelo tradicional de gestão. Essa prática expôs automatismos, quebras de lógica e zonas de conforto, criando espaço para decisões mais conscientes, alinhadas a dados reais e atuais.A importância de perguntas inteligentes em um ecossistema orientado por dados:
Antes de buscar respostas nos dados, é preciso ensinar líderes e times a fazer as perguntas certas. Mais do que dashboards e relatórios, a cultura analítica depende de senso crítico, clareza estratégica e colaboração entre áreas.Esses foram apenas alguns dos highlights dessa conversa. Quer descobrir mais? Assista o episódio na integra!
Ouça agora o episódio completo do nosso podcast no Spotify!
O Despertar do Movimento Analítico #02
Para o segundo episódio, convidamos Rodrigo Padilha, VP de Negócios e Serviços ao Consumidor LATAM do Grupo Electrolux. Padilha compartilhou um pouco sobre como foi iniciar o movimento de cultura analítica em uma empresa global, bem como os principais desafios e aprendizados.
O Decodificando a Jornada Analítica é podcast do lab de organizações analíticas e um espaço onde abordaremos de forma prática sobre cultura analítica e como ela é capaz de transformar e impulsionar negócios.
Ao longo desta série, iremos conversar com lideranças de diversas empresas (clientes que passaram pelo nosso programa de gestão analítica) para entender quais foram os principais desafios, aprendizados e impactos dessa jornada analítica.
Para o segundo episódio, convidamos Rodrigo Padilha, VP de Negócios e Serviços ao Consumidor LATAM do Grupo Electrolux. Padilha compartilhou um pouco sobre como foi iniciar o movimento de cultura analítica em uma empresa global, bem como os principais desafios e aprendizados.
Ouça agora o episódio completo do nosso podcast no Spotify!
O que é uma Jornada Analítica nos Negócios #01
No episódio de estreia, reunimos os especialistas do Cappra Institute – Eduardo Santos, José Borbolla e Ricardo Cappra – para uma conversa sobre o que realmente significa uma jornada analítica nos negócios.
No episódio de estreia, reunimos os especialistas do Cappra Institute – Eduardo Santos, José Borbolla e Ricardo Cappra – para uma conversa sobre o que realmente significa uma jornada analítica nos negócios. Como as organizações estão evoluindo no uso de dados? Quais desafios e oportunidades surgem à medida que avançamos tecnologicamente? O que esperar das próximas organizações analíticas? Junte-se a nós para explorar essas questões e entender como a cultura analítica pode impulsionar o seu negócio!
Ouça agora o episódio completo do nosso podcast no Spotify!